homem analisando o risco de não registrar marca

Dar nome à sua empresa ou produtos que você cria é uma parte importante do seu negócio. Ser reconhecido pelos consumidores e pelos seus parceiros valoriza a sua empresa. Existem casos em que a marca em si vale mais do que todo o patrimônio material de um empreendimento.

Gastar tempo e dinheiro para se consolidar como referência e depois não poder proteger o seu patrimônio pode ser frustrante. Imagine então ser demandado judicialmente por um concorrente que detém o registro do nome que você vem utilizando e ser obrigado a abandonar parte da identidade do seu negócio.

São coisas que podem acontecer quando o empresário deixa de registrar uma marca. Veja quais são os problemas que você pode ter e não corra riscos desnecessários!

Enfrentar problemas judiciais

Utilizar comercialmente uma marca sem ter feito o registro pode trazer consequências graves para a sua empresa. Talvez você esteja investindo tempo e dinheiro em algo que já tem um dono, por exemplo.

Caso já exista registro você poderá ser obrigado a deixar de usar a sua marca e pode até mesmo ser obrigado a pagar uma indenização ao legítimo proprietário.

Perder um processo judicial assim pode trazer prejuízos altíssimos para a sua empresa, que terá que investir novamente na criação de outro nome, além de ter gastos com as despesas processuais.

Perder o nome para um concorrente

Antes de registrar a sua marca no INPI você não terá segurança em relação à propriedade dela. Alguém pode ter uma marca semelhante, ou mesmo passar a usar a sua depois de registrá-la como se fosse dele. Sem o registro você não poderá fazer nada.

Algum concorrente poderá registrar o nome antes de você e passar a ter a propriedade sobre a sua marca podendo fazer uso dela nos seus próprios produtos e impedir que você a utilize.

Deixar de ganhar dinheiro

Não registrar uma marca pode impedir que sua empresa cresça e também fazer com seu patrimônio não seja reconhecido. Por meio da internet sua empresa está ao alcance de pessoas do mundo todo. Um registro prévio de outra pessoa impedirá que você possa expandir o seu negócio.

Além disso, se você não é o legítimo proprietário da sua marca, não poderá contar com o valor dela. Assim a sua empresa perde em patrimônio imaterial, que em alguns casos pode ter um valor inestimável. O nome de um site famoso, por exemplo, pode valer muito dinheiro sem ter nenhum bem material vinculado a ele.

Para evitar prejuízos e ter seu patrimônio protegido é muito importante registrar uma marca. Assim você vai aumentar o valor potencial da sua empresa e de seus produtos, garantindo que seus negócios continuem crescendo sem enfrentar inconvenientes e ainda garantirá que os frutos do seu sucesso não sejam tomados por ninguém.

Procure uma empresa com advogados especializados e tome todas as medidas para proteger seu patrimônio hoje e no futuro.

Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o registro de marcas e nós iremos te orientar sobre quais as medidas jurídicas necessárias para manter a salvo o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This