O que é inteligência competitiva e qual benefício para a empresa?

Cada vez mais o mercado se encontra competitivo e, para que uma empresa se destaque entre os seus concorrentes, é necessário buscar algumas medidas estratégicas. Uma delas é a inteligência competitiva.

Por meio dessa inteligência é possível obter dados relativos ao mercado, o que torna as tomadas de decisões necessárias mais eficazes. Além disso, é possível trazer mais ganhos e garantir, ainda, o sucesso do negócio. A inteligência competitiva pode significar um diferencial para a empresa — independentemente do seu tamanho — devido à possibilidade de acompanhamento do ramo na qual exerce atividade e a geração de negociações.

Se você quer conhecer melhor quais os tipos de benefícios esse método pode trazer, continue lendo este artigo!

O que é inteligência competitiva e qual o seu objetivo?

É uma técnica aplicada pelas empresas que pretendem aumentar a capacidade de entendimento do que ocorre à sua volta, descobrindo os sinais do mercado.

Por meio dela é possível coletar e avaliar informações do ambiente externo — como a concorrência e inovações do mercado— com o objetivo de tomar as melhores decisões, evitar surpresas desagradáveis, prever tendências futuras e garantir competitividade.

A inteligência competitiva se difere da inteligência de mercado, sendo que a primeira tem um foco mais amplo, centralizado em uma interpretação a longo prazo e nas ações estratégicas das empresas. Já a segunda possibilita a observância de diferentes pontos de uma situação de maneira separada — o empresário pode se atentar ao desempenho da concorrência e, ao mesmo instante, averiguar o perfil dos seus clientes, por exemplo.

Além disso, como exemplo de inteligência competitiva, podemos citar a inteligência tributária. Ela é o conjunto de medidas adotadas pelas empresas para fazer um gerenciamento tributário eficiente, integrando a gestão fiscal e financeira, com a finalidade de reduzir os riscos, evitar consequências negativas para o negócio e aprimorar o cumprimento das obrigações.

Assim, é possível controlar e avaliar se as estratégias utilizadas estão sendo positivas e analisar os pontos fracos que precisam ser melhorados.

Quais são as vantagens da inteligência competitiva?

Acompanhamento da evolução do mercado

O mercado vive em constante evolução, já que cada dia se encontram disponíveis novos produtos, cenários, tecnologias, etc.

Essas mudanças são rápidas e rotineiras, por isso é primordial se adaptar e se desenvolver em tempo hábil, de forma que a sua empresa não fique para trás da concorrência.

Para isso, a inteligência competitiva monitora o mercado continuamente, fornecendo a oportunidade de manter o negócio sempre atualizado sobre todas as alterações, tornando-o mais dinâmico em suas ações.

Análise da concorrência

Por intermédio da inteligência competitiva é possível acompanhar a concorrência e remover quaisquer chances de perigo. Conhecer melhor os concorrentes, permite que a empresa se posicione no mercado, identificando brechas e oportunidades de atuação.

Além disso, capturar os dados e interpretá-los de forma eficiente possibilita a antecipação de estratégias para se adequar às mudanças do ambiente externo e garantir que a sua empresa saia à frente das demais ao seu redor.

Aumento da competitividade

Outra vantagem é o aumento competitivo da empresa. A medida que a instituição entende melhor o mercado, ela se estabelece de forma mais apropriada, atuando ativamente, sempre buscando novas oportunidades e gerando um crescimento na possibilidade de competição do negócio. Como são poucas as empresas que adotam a inteligência competitiva, ela acaba se tornando um diferencial para quem investe e, no futuro, isso fará muita diferença.

Fornecimento de dados para tomada de decisões

Para que uma decisão importante seja tomada de forma rápida e correta, uma empresa precisa avaliar vários fatores. A inteligência competitiva atua nesse sentido, fornecendo diversas informações relevantes que vão auxiliar no momento dessas decisões.

Conhecendo as movimentações do mercado é possível garantir maiores chances de acertos no momento de definir quais são as melhores decisões a serem tomadas em prol do seu negócio.

Como falamos, o mercado está cada vez mais competitivo e, por isso, investir na inteligência competitiva pode ser muito benéfico para a sua empresa. Conhecer as evoluções do mercado, as estratégias que devem ser elaboradas e seus resultados já é o início para obter uma certa vantagem e garantir o êxito do seu negócio.

Gostou deste artigo? Então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais? Dessa forma, seus amigos também entenderão melhor sobre o assunto. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This