reunião sobre a importância da assessoria jurídica

No cotidiano de uma empresa, são estabelecidas diversas relações jurídicas. Contratar um funcionário, pagar impostos, firmar parcerias e participar de uma licitação pública, são exemplos de momentos sobre os quais podem surgir dúvidas. Segundo o CNJ, existem hoje, no Brasil, quase 80 milhões de processos, muitos deles tendo empresas como parte, em razão dessas relações.

Contar com assessoria jurídica nesses momentos pode fazer toda diferença, diminuindo as chances de que problemas futuros atrapalhem o crescimento do seu negócio e protegendo os seus lucros. 

Prevenção, segurança e agilidade

É sempre melhor receber orientação antes de se comprometer. Ter certeza de que tudo está dentro da lei e de que todas as medidas corretas foram tomadas, evitando que um problema menor vire um grande transtorno para suas operações. Ter, à sua disposição, um especialista é a melhor forma de se prevenir. 

Mas nem sempre é possível evitar os incômodos dos processos judiciais. E, além disso, muitas vezes, é a empresa que deve buscar o amparo jurídico para defender os próprios interesses. Proteger o patrimônio da empresa, seja recebendo a diminuição de encargos ou exigindo o cumprimento de obrigações, muitas vezes só é possível por meio da via judicial. 

Estar bem informado sobre alterações em normas jurídicas e sobre a jurisprudência dos tribunais pode gerar oportunidades de ganhos. Garantir que as medidas corretas sejam tomadas imediatamente potencializa esses ganhos. Isso só é possível se a empresa receber a orientação rapidamente. 

Economia, exclusividade e confiança

Embora contar com o respaldo de um advogado traga tantos benefícios, manter um setor jurídico na empresa pode custar caro. São necessárias várias pessoas para realizar um trabalho semelhante ao que um escritório especializado pode oferecer. Além disso, é muito difícil encontrar profissionais capazes de atuar em todas as áreas do Direito com excelência. 

Existem circunstâncias legais específicas relacionadas a cada empresa, de acordo com o ramo e com as particularidades da atividade exercida. Contratar uma assessoria jurídica, além de mais econômico, garante que você receberá orientação de profissionais capacitados e com amplo conhecimento sobre o tema abordado. 

Proteção e valorização

Em alguns casos, a marca em si carrega a maior parte do valor de uma empresa. Proteger a sua propriedade intelectual é fundamental para gerar valor para o seu negócio. De nada adianta conseguir grandes avanços se todos os concorrentes puderem utilizar livremente as inovações criadas pela sua empresa e a sua marca.

Evitar cobranças indevidas de impostos também é possível com a orientação adequada. Independentemente de qual seja a atividade exercida, receber o respaldo jurídico de uma empresa confiável fará com que sua companhia colha mais e melhores frutos e garantirá que as divergências sejam resolvidas de forma justa e definitiva. 

Por todos esses motivos, é lucrativo e muito recomendado que você busque assessoria jurídica para a sua empresa. Assim, você vai garantir que as oportunidades não serão perdidas, seus vários problemas poderão ser evitados, seu patrimônio ficará protegido e seguirá crescendo.

Entre em contato com a Direito Imaterial e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This