Análise de contratos: saiba por que sua empresa deve fazer

Em meio à enorme quantidade de atividades de um empresário, a análise de contratos pode ser facilmente esquecida e negligenciada. Por esse motivo, ainda é comum encontrarmos empresas que assinam termos sem discutir suas cláusulas, ou pior, muitas sequer leem o documento até o fim. Com isso, a companhia acaba, muitas vezes, assumindo obrigações prejudiciais sem se dar conta do risco envolvido.

Não à toa, problemas jurídicos causados por contratos mal redigidos ainda são muito frequentes no mundo empresarial. Tal situação, porém, pode ser facilmente sanada pelo empresário ao criar uma cultura de análise periódica dos contratos de sua empresa, buscando profissionais especializados no assunto.

Consegue se lembrar qual foi a última vez que você analisou os contratos da sua empresa? Quer saber mais sobre a importância de realizar a revisão dos seus documentos jurídicos? Então continue a leitura deste artigo e aprenda como proteger e melhorar o seu negócio!

O que é um contrato?

Antes de falarmos sobre a importância de analisar os contratos da sua companhia, é necessário entendermos o que são esses documentos e quais as suas finalidades.

Em síntese, contratos são documentos jurídicos que servem para dar segurança às partes que acordam sobre determinado objeto. Sendo assim, são consideradas boas contratações aquelas que preveem regras claras de cumprimento e minimizam os riscos possíveis, evitando questionamentos e preocupações futuras para as empresas envolvidas.

Por que é importante analisar os contratos da sua empresa?

A análise jurídica dos contratos de uma companhia é fundamental para que tais documentos reflitam as reais necessidades daquele negócio e de todas as partes envolvidas.

Além disso, um termo analisado por um profissional capacitado possui chances menores de apresentar problemas: como cláusulas contraditórias e abusivas, valores incorretos, informações inconsistentes ou desatualizadas, ausência de garantias, entre outros.

Portanto, não restam dúvidas: quem investe na revisão dos documentos jurídicos de sua companhia só tem a ganhar, gerando mais valor e segurança ao empreendimento em questão.

Quem deve realizar a análise de contratos de uma empresa?

Como em qualquer documento jurídico, nos contratos existem diversos termos específicos e assuntos técnicos. Por isso, para que a análise dos documentos seja feita com qualidade, é necessário o envolvimento de um advogado especializado a fim de se evitar erros.

Existem empresas especializadas em prestar assessoria jurídica para outras e, certamente, contatá-las é a melhor forma de garantir a segurança dos seus negócios.

Cabe ressaltar que é de extrema importância que a análise de contratos seja desenvolvida por um advogado ou consultoria que elaborará e revisará os contratos da sua companhia de forma cuidadosa. Erros jurídicos podem levar a questões judiciais, financeiras e operacionais graves. Ademais, a experiência do profissional faz toda diferença ao avaliar os riscos e buscar as soluções mais seguras.

Agora que você entendeu que a proteção legal oferecida por um contrato é fundamental para seu empreendimento, já não tem mais dúvidas de que a assessoria jurídica é um ótimo investimento, certo? Então não permita que a sua empresa continue correndo riscos: entre em contato conosco e proteja o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This